segunda-feira, 22 de março de 2010

Sobre Você: Ateliê Boutica

Giovanna sempre teve vontade de fazer estampas pra bolsas e camisetas, e ainda ganhar um extra se divertindo. Ela começou fazendo bolsas informalmente com a mãe, vendendo pras amigas e pra uso próprio. Foi então que apareceu um motivo maior, juntar dinheiro pra viajar e participar do Equinox (Ateliê franco brasileiro de criação urbana) que vai ter sua segunda edição em abril desse ano. Aonde? Em Paris! *o* E pra conseguir o dinheiro ela começou a fazer as estampas enquanto a mãe costurava. Os amigos gostaram da idéia e claro, foram os primeiros clientes. A noticia então foi espalhando e hoje o perfil no Orkut do Ateliê Boutica já conta com um grande público. As bolsas são temáticas e lindas, mas Giovanna ainda tem uma parte do caminho pra percorrer (como o evento é longe, é preciso bastante dinheiro pra ir!), mas ela não se deixa abalar e continua fazendo o que gosta e de quebra ainda vai atrás dos sonhos. Por enquanto a produção é pequena, pois o tempo até a viagem é curto, mas Giovanna garante: quando voltar, vai produzir com mais força que nunca!


-De onde surgiu a idéia de fazer bolsas?
Na minha família todo mundo gosta de arte (pai e mãe professores de história da arte, eu faço arquitetura e meu irmão desenho industrial). Minha mãe sempre teve vontade de ter uma loja de, digamos, “coisas legais”. Hoje em dia compartilhamos do mesmo sonho. Nós sempre adoramos bolsas de tecido, mas achamos o preço da maioria muito alto. Minha mãe sabe costurar, mas não trabalha com isso. Resolvemos investir na idéia e fazer bolsas para nós mesmas e vender informalmente para as amigas. Foi quando surgiu o Ateliê Boutica, há aproximadamente 2 anos e meio. Além de bolsas, fazemos estojos, faixas de cabelo e a idéia e diversificar os produtos.


- Como é o processo de montar a loja e comercializar na internet?
Criamos um perfil no Orkut, que é onde colocamos as fotografias. Só que só fazemos um modelo de cada. Então a pessoa tem que ver e entrar em contato com a gente avisando qual bolsa quer. Fizemos um blog que não evoluiu porque é mais prático lidarmos com o Orkut. Hoje em dia quando as bolsas ficam prontas eu também aviso por e-mail
.



- Dá resultado?
Daria mais resultado se a gente fizesse só isso. Mas minha mãe trabalha e eu estudo e estagio. Fora que eu não sei costurar (ainda!). Por enquanto tem sido uma espécie de bico, para ser renda extra mesmo. Fazemos no final de semana, por isso temos poucas bolsas por mês. Os preços variam de R$ 20 a R$ 60, depende do tamanho e do material utilizado em cada bolsa.



- Como é o processo de criação? De onde vem a inspiração?
A inspiração vem de tudo! Gosto muito de moda, sempre leio sobre. Quando saímos para comprar tecido as idéias vão surgindo... Compramos várias coisas e em casa a gente cria, não tem uma lógica nisso. Modificamos um pouco a produção por conta de eu estar juntando dinheiro pra viajar.



- Como é essa nova produção?
Eu tinha idéias para estampar camisetas. Até tentei fazer algumas artesanalmente, para mim mesma. Como vou participar de um projeto do meu curso em outra cidade, precisava produzir mais bolsas para custear a viagem. A alternativa foi fazermos a bolsa e serigrafar as estampas: assim podemos fazer em série e mais rápido, mas como sempre valorizamos a exclusividade, só confeccionamos até 12 bolsas de cada modelo. Diante da dificuldade de encontrar produtos dos temas que eu gosto, criamos estampas que normalmente estão fora do circuito de larga escala comercial. Já fizemos bolsas com a estampa do Pequeno Príncipe, com o croqui de cadeiras de designers renomados, da Mary Poppins, com o pôster do filme Bonequinha de Luxo... Idéias são bem-vindas!



- Quando vocês pretendem abrir a própria loja?
Abrir um empreendimento gera muitos custos, ainda não temos condição de investir no nosso próprio negócio. Por enquanto vamos continuar vendendo para os amigos, mas pensamos em negociar com algumas lojas através de consignação.



Quem quiser adquirir basta entrar em contato com o Ateliê pelo e-mail, por onde as duas (mãe e filha) estão sempre avisando sobre as novidades. Basta procurar no Orkut por "Ateliê Boutica" ou escrever para atelieboutica@gmail.com.

Você também teu seu próprio meio de ganhar uma graninha extra? Tomou uma decisão pra realizar o próprio sonho? Tem uma história legal pra contar? Escreva para: revistabalela@hotmail.com

8 comentários:

Naaah disse...

Cara eu entrei lá, as bolsas dela sao lindaaas! *-*

Lari Moon disse...

EU AMOO Maryy Poppins *-*

Jack disse...

eu adrei!
nunca tive criatividade pra fazer nada!

Allan disse...

muito prendada a garota!

Karina disse...

eunao tenho tais habilidades! ;]

Ale disse...

eu queroooo! *-*

Anônimo disse...

Ja quero colega!

Maah disse...

Tifany's Breakfast?