sexta-feira, 9 de abril de 2010

Stylist: Pin Ups

PIN UP

As garotas pin-ups surgiram por volta da década 10, e são reconhecidas pelo seu suave erotismo. A pouca roupa, a cinturinha fina, coxas grossas e a "leve sugestão sexual", são apenas algumas das características do gênero que teve seu ápice dos anos 30 aos 50. O estilo, também chamado "cheesecake", é uma das representações da sexualidade feminina explorada imensamente em revistas, histórias em quadrinhos, calendários, pôsteres e cartões-postais. Não é a tôa que o termo "pin-up" vem da palavra "pendurado" em inglês, imagens feitas para os homens pendurarem nas paredes, como de fato faziam os soldados norte-americanos em guerra.
Existem registros de que o termo "cheesecake" já era utilizado em 1934 como uma gíria pelo menos uns 20 anos mais cedo, originalmente na frase “better than cheesecake”, que quer dizer algo como “verdadeiro pitel”. Grande parte das pin-ups eram ilustrações, onde os artistas idealizavam o que seria uma mulher atraente. E foi assim que alguns artistas como Gil Elvgren, Alberto Vargas, George Petty e Art Frahm se especializaram somente nesse estilo.
Atualmente modelos usam esse estilo para fazer ensaios sensuais, seguindo a tendência, pois no começo da “moda” uma pin-up era geralmente uma mulher que já era um “sex simbol”, e usava o estilo para fazer ensaios fotográficos. A atriz Betty Grable é considerada a primeira pin-up, pois um de se seus vários posters se tornou polêmico na segunda guerra mundial, Betty posou de maiô em época de conflitos, isto foi considerado um tipo de nu.Entrevista!
Camila tem 23 anos, mora em São Paulo e sempre gostou de filmes antigos, adora o estilo das mulheres da época. Dona de uma tatuagem de laço na perna, ela não dispensa as meias 7/8 e corpetes na hora de fazer seus ensaios fotográficos. Não é fã de quem aderiu o estilo pela moda, e diz que só as garotas que realmente gostarem e se identificarem com o estilo é que devem permanecer e ser fiel aos hábitos e maneiras desse mundo.

Balela: Como você conheceu o estilo?
Camila: Bom, eu sempre gostei de filmes antigos bem como músicas, eu comecei a me interessar primeiro por musicas,com influência em Elvis,Jerry Lee Lewis e por ai vai...claro que já de cara de identifiquei com as mulheres da época que se portavam como Damas,finíssimas mas que não deixavam o lado "mulherão" de lado.

Balela: E aí, já aderiu o estilo de cara?
Camila: Eu me espelhava demais nas Divas Hollywoodianas sabe, achava lindas aquelas luvas e vestidos, meias 7/8, cinta-liga e etc. Não me visto sempre como uma Pin Up, também porque ser uma PIN UP vai muito mais além de só se vestir como uma.

Balela: E como se porta uma pin up?
Camila: Uma Pin Up se porta extremamente elegante, é inteligente, sabe usar as palavras e o charme na hora certa, encanta com o jeito de falar e olhar.

Balela: Muita gente confunde ser pin up com ser vulgar? Por causa dos acessórios?
Camila: Sim, pois acham que cinta-liga, meia 7/8 e corpetes são para o Sadomasoquismo, e não são. Tanto que as mulheres da época NÃO mostravam as meias, as cintas e os corpetes de jeito nenhum.

Balela: no caso das pin ups atuais, elas já mostram alguma coisa?
Camila: As "atuais" que se mostram fieis ao estilo,não mostram,fazem aquele suspense de quem vai mostrar, levanta um pouquinho, mas não mostra,deixa aparecer um pouco, mas não totalmente exposto.

Balela: O que significa ser um Pin UP?
Camila: Pin-up é aquela mulher sexy e inocente que dá vontade de pendurar a foto dela na parede (pin-up em inglês). Inocente sem risco de atentado à moral e aos bons costumes. Uma combinação sutil entre Menina e Mulher. Para mim é isso, ser Mulher sem precisar apelar para o exibicionismo.

Acesse http://garotapinup.virgula.uol.com.br/ e confira os ensaios fotográficos de Pin Ups de todo o Brasil!

0 comentários: