quinta-feira, 8 de abril de 2010

Surfe e Jacaré

Surfe e Jacaré
Por: João Paulo

A maioria das prais da costa brasileira apresenta ocasionalmente condições própias à prática do surfe.Nem sempre as ondas maiores são as melhores; é mais importante que sejam compridas, arrebentando regularmente ao longo do seu comprimento. O surfista deve ser um bom nadador e sentir-se confiante enfrentar as ondas grandes; se você não tem prática de nadar em mar bravo, não tente surfar sem primeiro ter a certeza de que não terá prblemas, se não é "caixote", expressão usada quando se cai da prancha e a onda o arrasta para o fundo como se estivesse em uma máquina de lavar.
Há uma grande variedade de pranchas de vários tamanhos e com vários tipos de design. As menores são mais manobráveis, mas tambem têm menos flutuabilidade, e , por isso, um principiante deverá experimentar primeiro uma prancha relativamente grande (1,80-2m); para conseguir surfar em pé , controlar os movimentos e começar a fazer manobras, é preciso treinar muito e cair muitas vezes. Em águas muito frias, é indispensável o uso de uma roupa de neoprene. As pranchas têm um cabo preso com uma alça fechada por velcro, que fica preso no tornozelo, se você for apanhado numa corrente que o puxe para longe da praia, nade ou reme paralelamente à areiaaté sair da corrrente, nunca nade nem reme contra corrente e nunca largue sua prancha valeu.
A modalidade de surfe mais simples é o body susrfing, que é praticado sem prancha, sendo popularmente conhecido como "pegar jacaré". Essa manobra é feita sem a necessidade da prancha, procure um local com boas ondas e que você possa ficar com pés na areia, será mais fácil dar impulso inicial; a medida que a onda se aproxima, dê um impulso e comece a nadar rapidamente em direção a praia. Assim que a onda o pegar, estique o corpo e deixe a onda empurrá-lo, a medida que a onda o empurra, levante a cabeça para conseguir respirar e estenda os braços para frente, com as mãos inclinadas para cima; você pode tambem pôr os braços para trás ao longo do corpo, com os ombros retos e o peito esticado.

6 comentários:

Candy disse...

Na boa,
quem escreveu isso po?
eh colaborador novo né?tah muito perfeito!

caroldias disse...

Que massaaaaaa!

Lelly disse...

Adoroooo surfistas! *-*

Rob disse...

Uma vez eu fui fazer um curso de surfe nas ferias, pra nunca mais!
HAUIHEUAHEIUA

Dany disse...

MAs Rob, o cara tah dando aula aqui.
olha ele ensinando no final da materia.
boh pra praia eh agora!
HAUIHEUIAHE

Diana disse...

O melhor de tudo eh que tem uns caras que nem surfam nada, mas tao lah na areia sentados nas pranchas, fazendo o charminho todo!
HAEIUAHIUEHAUIHE